Centro Paul Klee disponibiliza online e gratuitamente os cadernos do artista

© Zentrum Paul Klee

O artista suíço Paul Klee viveu entre 1879 e 1940 e foi um dos mais proeminentes professores da Bauhaus, tendo estudado profundamente a teoria das cores. Seus vibrantes esboços, que serviram de base para algumas de suas aulas na Bauhaus durante toda a década de 1920, foram disponibilizados gratuitamente on-line depois que o Zentrum Paul Klee publicou quase todas as 3900 páginas de seus cadernos.

Centro Paul Klee disponibiliza online e gratuitamente os cadernos do artista - Mais Imagens+ 3

© Zentrum Paul Klee

Segundo a Open Culture, os cadernos ilustrados contém reflexões detalhadas sobre a mecânica da arte e da cor. Embora esteja em alemão, a variedade de gráficos atrai todos os espectadores por sua vivacidade, clareza e simplicidade.

© Zentrum Paul Klee

O estilo de Klee foi muito influenciado pelo expressionismo, cubismo e surrealismo, com sua publicação “Escritos sobre a teoria da forma e do design” (publicada em inglês como “Paul Klee Notebooks”), considerada tão importante para a arte moderna quanto foi o "Tratado de Pintura", de Leonardo de Vinci, para o Renascimento.

© Zentrum Paul Klee

Klee é tido como um dos primeiros artistas a adotar a abstração, juntamente com Picasso e outros artistas de vanguarda, quebrando a tradição figurativa do início dos anos 1900 e usando o trauma gerado pela Primeira Guerra Mundial como combustível de sua arte para escapar do mundo material.

© Zentrum Paul Klee

Em 1920, Klee foi convidado pelo fundador da Bauhaus, Walter Gropius, a lecionar na escola. Lá trabalhou até 1931, pouco antes de a escola ser fechada pelos nazistas.

© Zentrum Paul Klee

Em 2005, Renzo Piano projetou o Zentrum Paul Klee em Berna, Suíça, como um local para exibir 150 das mais de 4.000 obras de Klee em exposições rotativas de seis meses de duração.

© Zentrum Paul Klee

Via: Open Culture

Lindos livros de Arquitetura da Bauhaus disponíveis para download

No ano passado, a Monoskop encantou a comunidade de arquitetura e de arte ao disponibilizar muitas das publicações da Bauhaus para download gratuito. Para acessar o tesouro da Monoskop, que inclui títulos de visionários como Walter Gropius, László Moholy-Nagy, Wassily Kandinsky, Paul Klee e outros, visite o arquivo da Bauhaus da Monoskop.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Centro Paul Klee disponibiliza online e gratuitamente os cadernos do artista" 29 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917987/centro-paul-klee-disponibiliza-online-e-gratuitamente-os-cadernos-do-artista> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.